SANTO NICOLAU

De são Nicolau a Papai Noel...

A igreja Ortodoxa Bizantina elevou Santo Nicholas ao Status de "milagreiro". Em sua honra, foi construida uma catedral na Russia, hoje, a mais antiga do país. A Igreja Católica Romana honrou Nicholas por ele ter ajudado as crianças e os pobres, tornando-o Santo das crianças e navegantes seu dia é o 6 de Dezembro.

Cronologia de São Nicolau

São Nicolau nasceu em 280 DC, em Patara, homem rico, se tornou Sacerdote cristão ortodoxo e depois, bispo. Viajou por Bizâncio fazendo caridade. No ano 303 DC, o Imperador Romano, Diocleciano, ordenou que todos o tratassem por um deus (a ele, Diocleciano), incluindo os cidadãos de Bizâncio.
Como os cristãos acreditavam num Deus único, resistiram as ordens, inclusive Nicolau, que passou 05 anos preso. Em 313 DC, Diocleciano, foi deposto, e Constantino assumiu o Império Romano. Nicolau foi solto e voltou ao seu posto de Bispo de Mira. Continuando seu trabalho até 06 de Dezembro de 343 DC, quando faleceu com 63 anos.
Pelo ano 450, várias igrejas tinham sido construidas, em sua honra, na Turrquia e na Grécia, no ano 800, foi oficialmente reconhecido como Santo pela Igreja Ortodoxa. Em 1200 e tanto, o dia 06 de Dezembro passou a ser o dia de São Nicolau na França. Em algum ponto, por volta de 1400, São Nicolau passou a ser a 3ª figura mais reverenciada no cristianismo, perdendo apenas para Maria e Jesus.
Posteriormente, com a adoção do Father Christmas, na Inglaterra, Nicolau foi perdendo sua posição de devoção cristã e aos poucos entrando num circulo paralelo mais voltado a caridade na sua data.
Com o uso mercantilista dado pelos oportunistas do marketing do início do século, passou de figura religiosa à figura comercial. Muitas vezes seu carater religioso é relevado até por praticantes de outras religiões e de Santo, caridoso, passou a ser um mero objeto capitalista, sendo explorado, vendido e comercializado em milhares de formas e produtos diferentes, mas até hoje, conserva as cores vencedoras, Vermelho e Branco, mesmo nos tórridos natais tropicais.
25 de Dezembro foi aproveitado comercialmente, para passar de um feriado religioso, de louvor e introspecção, para apenas uma data mercantilista, onde todos se veem compelidos, por uma tradição que julgam ser religiosa e milenar, a gastar seu 13º salário no mercado.
Nas áreas protestantes do centro e nordeste da alemanha. St. Nicholau ficou conhecido como Weinachtsmann. Na Inglaterra como Father Christmas, a partir de 1500.