O Mundo Escatológico

               O que é o mundo Escatológico senão a interpretação de fatos reais que ainda acontecerão na história da humanidade; mas a pergunta é: Até onde podemos determinar interpretações e definilas como reais em um mundo ainda futuro?
               Não é novidade para nosso século, as muitas interpretações Escatológicas que tem alcançado seu fracasso, mostrando a grande imaturidade de alguns teólogos que tem estudado sobre esse assunto; infelizmente devido a muitos erros este assunto tem sido tratado como um assunto sem relevância, algo de não muita importância, e o pior tem caído no descredito na grande maioria das pessoas.
               É frustrante ver como a grande minoria tem influênciado a sociedade com seus erros de interpretação, tornando o evangelho sem sentido e desencorajando os estudiosos da Escatologia a continuarem seus estudos, porisso é importante que todos aqueles que estudam a Escatologia entendam e coloquem em prática algumas observações para que não tornem seu aprendizado frustrante e nem deixem seus alunos cairem no descredito:
1º - A Biblia fala por símbolos. Entendam que as Escrituras constantemente usam simbologia para determinar os acontecimentos que virão, portanto é difícil determinar o que realmente significam, podemos usar suposições na tentativa de entender a mensagem escrita pelo autor mas temos que ser toleráveis a erros já que um leão por exemplo pode ser o leão da tribo de Judá como pode ser Satanáz ao nosso redor tentando nos tragar. Enteder este mistério é o primeiro passo para o Estudo desta ciência.
2º - Somos homens tentando entender os mistérios de Deus. Isto já é suficiênte para nos tornar falhos em todos os aspéctos. Podemos interpretar as Escrituras pelo Espirito Santo de Deus, todavia, temos que ter sabedoria suficiênte para entender que como homens muitas vezes podemos expressar nossa opinião sobre um determinado assunto e não o que Deus realmente deseja passar com sua mensagem, é melhor nos considerarmos falhos no entendimento desta ciência mostrando a um determinado público todas as provaveis interpretações do que cairmos no descredito na pregação do Evangelho por que erramos ao interpretar as Escrituras.
3º - Peça sempre o auxilio do Espirito Santo. Ele é fundamental na Interpretação das Escrituras é Ele quem nos conduz ao conhecimento e na prática da Verdade.
4º - Não defenda somente sua visão. Apresente as diversas formas de interpretações existentes tanto de homens leigos como de teólogos renomados; estude o que católicos falam sobre a mensagem, os Adventistas, os Testemunhas de Jeová, os Comentaristas antigos como Calvino, Lutero..., os Comentaristas atuais, Os Evangélicos em geral, Leia várias traduções das escrituras no mesmo assunto, leia algum livro que tenha sido publicado sobre o assunto, compare as concordâncias, etc., e depois de ensinar todas as possíveis interpretações transmita aquela que mais lhe deixa convicto da verdade, lembrando sempre que toda interpretação futurística esta sujeita a erros, "deixe isso sempre claro aos que lhe ouvem".
Nunca determine datas. Se fosse possível interpretar as datas para determinados acontecimentos, o mundo seria um caos, é inviavel tentar descobrir esta ciência, Jesus teria sido claro se isso fosse possível, afinal, Ele tirará todas as dúvidas dos apóstolos mas nesta questão Ele foi específico: "Daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, mas unicamente o Pai" Ele nos deixa claro que podemos prever os tempos do Fim por meio dos sinais, todavia jamais poderemos determinar com precisão tal evento, pois nossas interpretaçãos se baseiam unicamente em sinais e o final dos tempos acontece entre eles e não no final deles, sendo assim, se você estuda a Escatologia cuidado, não caia na tentação de determinar uma data para tal acontecimento se fizer isso alem de frustrar muitos de seus ouvintes "alunos" ainda cairá no descrédito de muitos quanto aos seus ensinamentos. "A prudência é um dos frutos do Espírito"; outra observação interessante é o fato de nem mesmo a ciência poder determinar alguns acontecimentos do passado devido as constantes mudanças do nosso calendário, isso leva sempre a uma provável data de variação e nunca uma data precisa, se o passado se desenha desta forma imagine o futuro que ainda virá?
Só ensino aquilo que tem certeza - Os que estão ali para te ouvir acreditam em cada palavra que saia da sua boca, nunca leve um assunto que não seja de seu domínio e se isso acontecer seja humilde suficiênte para expor aos ouvintes em caso de perguntas sem resposta que você irá pesquisar, é melhor confessar que não domina o assunto do que gerar uma heresia da qual não se terá correção no futuro.
               Observe estes passos e não desista de estudar, as vezes para se ter compreensão de um determinado aassunto chegamos a ler por meses sobre ele até realmente ficarmos convencidos de uma verdade. O Estudo das Escrituras exige paciência força de vontade e Oração, é importante dedicar tempo para o Estudo dela pois é Ela o manual que nos conduzira para a Vida Eterna.
               Tenham um bom Estudo.

               SHALON!!!!